O JEJUM BÍBLICO


               
É com muito prazer que abordamos esse tema tão importante. Importante de uma forma geral, para a igreja e especialmente para o crente individualmente. Ao contrário do que alguns podem pensar, o jejum não é uma prática esquecida no Novo Testamento, muito pelo contrário, vamos observar que na igreja primitiva, ela é constante e é vista em momentos decisivos, portanto, acredito que o jejum deve fazer parte da nossa vida de consagração pessoal. Alguns textos vêm asseverar essa afirmativa, vejamos:


1 – 2 Corintios 6:5 – O apóstolo Paulo fala dos seus jejuns.
2 – Atos 13:2,3 – Aqui a Igreja, que estava reunida e orava, também jejuava pedindo a Deus confirmação no envio dos missionários Saulo (Paulo) e Barnabé.
3 – Mateus 6:16 – Jesus nos ensina o verdadeiro jejum.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO JEJUM E QUANDO ELE SE APLICA:
1 – O jejum não pode ser visto como dieta, a dieta é apenas abstinência, o jejum é acompanhado de consagração.
2 – Uma das principais mensagens do jejum é a demonstração de dependência de Deus, de humilhação diante do Senhor, é uma oração carregada de súplica. Em todo o tempo, na Bíblia, aqueles que jejuavam, estavam em situações de extremo perigo e na dependência de Deus O buscavam com jejuns.
3 – No jejum está também o quebrantamento.
4 - Ninguém que jejua o faz sem propósito ou de qualquer maneira. É preciso um momento especial e um local, de preferência também especial. É claro que nos dias que vivemos, nem sempre teremos essa disponibilidade, mas mesmo assim, no trabalho ou em outra atividade, o jejum verdadeiro é aceito por Deus.
5 – O jejum coletivo é também interessante. Hoje nossa igreja está comprometida em jejuar durante quarenta dias. Nosso jejum é específico, é um jejum de carne vermelha e refrigerante. Alguém pode dizer: Que jejum é esse? Como é um jejum prolongado e específico é muito válido e tem a sua importância, com efeitos visíveis e positivos.
               
Esse jejum coletivo não anula o jejum pessoal, que normalmente é “completo”, ou seja, é abstinência total de alimentos por um determinado período de tempo.
Há muitas coisas para falarmos sobre o jejum, venha participar conosco nos cultos de oração as terças-feiras, quando abordamos de forma mais abrangente esse grande tema.


Que Deus te abençoe.

(Pastor Almir Sant'Ana)

0 comentários:

Postar um comentário